Assis, localizada na região da Umbria, provincia de Perugia. Famosa pelo nascimento de São Francisco de Assis (Francesco Bernadone), fundador da ordem Franciscana em 1208. Lá nasceu também Santa Clara de Assis, fundadora da Ordem das Clarissas.
A 140 kms de Roma, saimos da SS75 e pegamos a Viale del Popolo SS147 passando por Bastiola seguindo em frente pela Via Campinglione até ASSISI. É impressionante a quantidade de placas de sinalização. Tire um tempo para ler todas quando chegar em uma esquina para descobrir onde quer ir.
Chegando em Assis, um dos pontos muito visitados da cidade, A basílica de San Francesco, uma autêntica jóia do século 12, construída no topo da colina chamada Colina do Inferno, local onde as sentenças de morte eram realizadas. Após o inicio da construção mudou de nome e passou a chamar-se Colina do Paraíso. De repente na Piazza inferiore começou a chegar Fiats por todo lado. Era um encontro da Fiat 500 Club Italia. Um show a parte para os apaixinados por carros.
Alguns totalmente restaurados, originalmente, mas outros com ares esportivos representando as provas de velocidade que disputavam em sua época de glória. Claro que temos que entender que era velocidade nas ruas de cidades medievais e pistas de corridas nas categorias como tinhamos os "fuscas" aqui.
Com motor originalmente movido por um minúsculo 479 cc de dois cilindros, motor refrigerado a ar, o Fiat 500 chamado de Cinquecento, ganhou no ano 1958 uma versão mais potente preparado pelo austríaco apaixonado por motores (Kall)Carlo Abarth a versão FIAT 500 Abarth. Hoje com uma versão moderna, a Fiat recupera a memória daqueles tempos com um modelo equipado com um motor Fire 1.4 16v Turbo a gasolina, responsável pelos 135 cv a 5000 rpm e 28,4 mkgf a 3.000 rpm no módulo 'Sport' (o que na regulagem 'Normal' cai para 24,8 mkgf a 2500 rpm). E ele já vem pronto para atender as normas Euro 5 de emissões.
Voltando a Assis (cidade histórica) onde carro não tem muita vez, tem 5.500 mil habitantes é bem conhecida mundialmente por ser o berço de São Francisco. O principal ponto de visitação é a Basílica de São Francisco, declarado como Patrimonio Mundial pela ONESCO. A Basílica superior é toda decorada com afrescos atribuídos a obras de Giotto, Cimabue e seus alunos. Cada capela é uma verdadeira galeria de arte, como a magnífica capela dedicada a Santa Catarina de Alexandria . Uma curiosidade registrada por Giotto na Basílica superior, foi o primeiro presépio vivo que foi feito por São Francisco de Assis, na véspera de Natal em 1223 na pequena cidade de Greccio, região de Lazio. Ele teve a idéia de representar o nascimento de Cristo em um cenário real com um estábulo e vários animais.
A parte superior da Basílica de São Francisco foi construída entre 1230 e 1253, famosa por abrigar os restos mortais de São francisco e afrescos ilustrando passagens da vida de São Francisco. O complexo da basílica é composto de duas igrejas, construídas uma sobre a outra. A inferior foi construída entre 1128 e 130, adornada com afrescos dos séculos 13 e 14, da autoria de mestres como Cimabue, Giotto, Lorenzetti e Simone Martini. A parte superior foi construída entre 1230 e 1253, e está adornada com afrescos de Giotto, ilustrando passagens da vida de São Francisco. Faz parte do conjunto também a cripta onde estão guardados seus restos mortais.
Rosácea na fachada da Basílíca mostra que íoi construída em um período gótico. É fantástica por ser construída toda em pedra. Dentro do eixo condutor deste período artístico, a rosácea transmite, através da luz e da cor, o contacto com a espiritualidade e a ascensão ao sagrado.
Agora aprecie a paisagem das planicies da Umbria ouvindo o tocar dos sinos da Basílica de São Francisco de Assis.
Giovanni di Pietro di Bernardone originalmente batisado pela mãe na ausencia do pai, teve seu nome mudado depois pelo pai para Francesco, dizem por acreditar que seu filho teria a mesma sorte como ele nos negócios que fazia na França se levasse este nome, ou por ter origem familiar francesa e em italiano significar francês e por em uma viagem a França ter se encantado pela musica, arte e vida francesa. Passou a se chamar Francesco Bernardone. Era filho de um comerciante bem sucedido (burguês) e em busca de fama e reconhecimento, tentando sair de uma juventude "irriquieta e mundana" foi lutar em defesa de Assis contra Peruggia. Capturado e preso por um ano saiu doente com frebre por mais um ano. Foi depois desta época que cheio da vida que levava começou a ter visões e ouvir vozes. Quando visitando a igreja de San Damiano , fora das muralhas da cidade recebeu uma mensagem para que recuperasse a igreja que estava em estado precario. Roubou tecidos do pai e vendeu doando o dinheiro para o padre. O pai descobrindo isto decidiu recuperar o dinheiro a todo custo. escondeu-se em um celeiro recebendo comida por um amigo. depois de algum tempo resolveu sair e foi a cidade dizendo ao povo que era preguisoso e desocupado. Foi apedrejado e acorrentado pelo pai no poráo de sua casa. Com pena a máe o soltou e ele foi pedir ajuda ao bispo. Com o pai perseguindo-o, acusou de dissipador de sua fortuna. Diante disso tirou suas roupas e colocou aos p[es do pai abdicando de sua heran;a e saindo completamente nú e passou a dedicar-se aos pobres. Fundou a Ordem Franciscana.
Santa Clara, uma das primeiras seguidoras de São Francisco, fundou a Ordem das Damas Podres, renomeada ápós sua morte para Ordem de Santa Clara e depois para Ordem das Irmãs Clarissas. Via Fontebella esquina com Piaggia San Pietro
Ponto de parada, para comer alguma coisa. Qualquer coisa desde que seja para acompanhar um vinho. Localizado na via San Francesco, 52 com uma varanda e vista para a Basílica.
Assis como outras cidades medievais tinham origem variada e caracteristicamente consistiam de um amontoado de edifícios num labirinto de ruas estreitas, construídos aleatoriamente, sem planejamento deliberado. Umas se desenvolveram de antigas colônias romanas, outras se ergueram nos vaus de rios ou em importantes rotas comerciais. Outras floresceram em torno de sés episcopais fortificadas, ou de castelos de senhores feudais, poderosos o suficiente para protegê-las contra inimigos.
Andando por aí, pensei em levar um souvenir, procurar uma escultura, um artesanato com uma imagem de São Francisco. Claro, não haveria lugar melhor para encontrar do que na própria cidade dele. Não é verdade. Encontra-se peças maravilhosas, de todo tipo e tamanho na feira de artesanato de Curitiba, Paraná - Brasil ! caminhei por todas as ruas de Assis entrando de loja em loja procurando e só achei uma imagem de uns 15 centimetros feito em resina, muito mal produzida. O pior é que já tinha visto as de Curitiba e aí nada me encantou. levei somente a satisfação de ter conhecido esta cidade encantadora. Uma sensação de estar vivo a 1000 anos atrás . Isto porque Assis, começou sua historia propriamente em 1228 com a construção do Mosteiro logo após a canonização de São Francisco.
No final das contas, foi bom não ter achado nada para carregar o resto da viagem. O que trazemos na memória é o que vale. Na memória da camera fotográfica claro! Procurando pelas ruas estreitas é possível encontrar sinais claros de que você está em Assis mesmo. Pinturas, esculturas cravadas nas paredes de pedras estão espalhadas pela cidade. Pegue um mapa e vá marcando para saber onde esteve depois. Esta escadaria com a imagem de São Francisco na Via Portica a caminho do templo de Minerva tem que ser vista e fotografada.
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erros, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais, consolar que ser consolado,
Compreender que ser compreendido,
Amar que ser amado.
Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
andando por aí...