Um lugar em que a magia está em tudo. Ao se conectar com a paisagem, percorrer as trilhas, experimentar a culinária com frutos do mar e beber a UmGOLE a cerveja artesanal feita na casa você vai descobrir porque a ilha tem seus encantos. É puro prazer e muita felicidade.
detalhes para reserva no site da villadanascente.wix.com/villa-da-nascente : http://villadanascente.wix.com/villa-da-nascente
Aqui não é aceito mau humor, tristeza, antipatia ... Ao se hospedar na Villa é obrigado compartilhar felicidade. O sistema de hospedagem familiar fornece uma atmosfera acolhedora e simpática que hotéis e pousadas tradicionais simplesmente não tem como igualar. A Villa da Nascente é uma residência privada. É administrada pelo seus proprietários, os anfitriões, o que traz uma perspectiva diferente aos hóspedes. Uma experiência completamente diferente de alguém que é recebido por um funcionário que está trabalhando na recepção de um hotel e ao final do seu turno irá para casa deixando o hóspede para trás.
Os clientes são realmente hóspedes. Além de oferecer um bom café e refeições em sua mesa os anfitriões tem o prazer de ajudar a programar os melhores passeios para sua visita à ilha de Florianópolis. Se você permitir podem até acompanhar em alguns passeios, mas pela trilha da Nascente eles não abrem mão de acompanhar, que é a razão de sua localização. A trilha é considerada o paraíso, o quintal da Villa. São dicas importantes para você não perder os melhores "clics" e toda a "magia" que a ilha tem para oferecer.
Mas vamos falar depois da trilha, lá no final da postagem. Antes vamos voltar a Villa da Nascente.
O que difere a Villa da Nascente das demais pousadas, hostels e alugueis por temporada ?
As Pousadas são administradas mais como um negócio comercial. Algumas vezes até oferecem refeições além do café da manhã. O proprietário da pousada não está presente ou não reside na casa podendo ser tocada por um funcionário. Ele não se envolve diretamente no recebimento do hóspede. Apenas oferecem um quarto com café e uma decoração mais característica.
O Aluguel por temporada comercializa a residência completa, sem oferecer café da manhã, refeições, limpeza, roupa de cama e banho. O proprietário da residência alugada não se envolve diretamente no recebimento dos hóspedes. Alguns destes imóveis podem ser encontrados em imobiliárias, sites ou no local. Como não existe a preocupação com o hóspede, isto é, o propósito é somente alugar o imóvel para ganhar na temporada, o locatário só vai descobrir os problemas depois de estar na casa (mosquitos, falta de água, fossa transbordando, baratas, jardim...) tornando as suas férias uma tragédia ! Aluguel por temporada é um negócio onde só interessa o dinheiro arrecadado no período.
Os Hostels ou Albergues comercializam leitos em quartos coletivos e banheiros compartilhados. Geralmente oferecem um café da manhã básico. São procurados por estudantes e mochileiros. O proprietário do Albergue não precisa residir nem se envolver diretamente no recebimento dos hóspedes e são administrados como um negócio comercial também.
A Villa da Nascente oferece diárias competitivas (ver tarifas http://villadanascente.wix.com/villa-da-nascente#!lista-de-preos/ctcr ) , mas não é uma questão de ser mais barato do que um hotel – a experiência hospedagem familiar é uma ótima maneira de conhecer a região, os moradores e as atrações locais com o carinho e apoio dos anfitriões que são pessoas que sabem o que estão falando. A proposta da Villa é fazer o hóspede se sentir acolhido, em ambiente familiar, confortável aconchegante e profissional.
UmGOLE é a cerveja artesanal feita na casa. Lá você pode conversar a respeito, acompanhar o processo de fabricação e degustar uma kellerbier ( significa cerveja de porão, alta fermentação ), amargor moderado agradável para quem está iniciando nas artesanais. Outra especialidade da casa é a weisenbier, cerveja de puro malte (50% cevada e 50% trigo) e uma nova receita está sendo produzida com mais amargor, encorpada, mais forte, coloracão avermelhada, para os fãs das Ales. Acho que vamos chamá-la de "UmGOLE Woodstock", por que vai ser tão boa que vai deixar você muito louco !!!
Para acompanhar a cerveja, preparamos o melhor marisco à escabeche da ilha. Servido após a caminhada pela trilha da Nascente tem sido uma das atrações dos "sabores da Villa".
Marisco à escabeche com broa de centeio e aveia.
Para o almoço caso os hospedes solicitarem com reserva preparamos alguns pratos que se tornaram marcas da casa como o camarão no abacaxi, bobó de camarão, muqueca de peixe com pirão, costelinha de porco com molho BBQ, barreado, risoto de alho poró com filé ou posta de peixe.
Para fugir um pouco das "cumilanças" de frutos do mar, o Hamburguer artesanal preparado com carne especial cai como uma luva agradando principalmente os mais jovens que adoram um lanche.
Para quem gosta de um vinho a Villa tem garrafas de vinho de qualidade da Serra Gaúcha. Tinto ou branco. No período de inverno jantar ao lado da salamandra acesa com um calorzinho extra é uma boa pedida. Florianópolis proporciona dias agradáveis mesmo no inverno. Os passeios são sem banho de mar mas muito prazerosos mas ocorrem períodos com clima agradável permitindo à aqueles que quiserem dar um mergulho. . Quanto aos vinhos são colocados praticamente à preço de mercado. O objetivo é proporcionar momentos agradáveis sem explorar os hóspedes com a bebida.
E as gralhas... !!!! Tem quem pense que gralha é uma ave em extinção e que só tem no Paraná. Não ! As gralhas azuis são encontradas desde a região centro-oeste até o sul. No Paraná não tem mais florestas e isto faz quase não serem vistas por lá e se multiplicarem, mas aqui na Villa da Nascente elas vem comer duas a três vezes ao dia e em bando. Muito lindo.
A Trilha
A Trilha da Nascente é a mais completa da ilha. não é monótona como muitas outras que você caminha horas dentro da mata. Ela é especial e começa no final da Servidão Nascente do Rio Vermelho onde no número 350 está a Villa da Nascente no bairro São João do Rio Vermelho, norte da ilha. No inicio, depois do bambuzal vem a nascente;
Águas limpas, sem poluição. A Trilha da Nascente está dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, zona APP (área de preservação permanente) http://www.fatma.sc.gov.br/noticia/saiba-como-visitar-a-trilha-ecologica-do-rio-vermelho e isto garante a preservação. O parque é praticamente uma barreira natural para a população dificultando o acesso até o mar e assim fazendo com que tenha o aspecto selvagem, deserta, primitiva ou rústica.
logo no inicio passamos pelo bambuzal e chegamos à nascente. É aqui que nasce o rio Vermelho que vai ganhando corpo pelo parque até desaguar na Lagoa da Conceição.
Depois da nascente, tem um caminho com mata natural de restinga até iniciar a subida das dunas. Um dos pontos mais empolgantes pois surpreende quem faz a caminhada. Ponto de muitas "selfies".
O bosque de pinus também é lindo pois nos leva mesmo no verão à uma imagem de inverno característica de climas propícios ao plantio desta espécie. Aqui tem toda uma história pois de olho no dinheiro da madeira querem derrubar o bosque com a desculpa de recuperar a vegetação nativa. Aí fica a polêmica, há quem defenda seus interesses com o bosque e outros sem o bosque. Para nós o que interessa é que temos uma trilha maravilhosa com o bosque ! Para que gosta de cavalgada é um prato cheio fazer a trilha à cavalo. Os passeios duram em torno de uma à duas horas e meia dependendo do dia.
Ao chegar á praia do Moçambique inicia a caminhada pela areia até o canto das pedras no morro das Aranhas. Com paisagem totalmente diferente abre espaço a sonhos guardados de estar em uma ilha com uma praia deserta, sem casas, sem vendedores ambulantes, sem quiosques de comida... e o que é mais importante sem água poluída. Este é o quintal da Villa.
No canto das pedras é hora de parar um pouco e ficar conversando com o mar. Momento de conexão com a natureza, ficar off da vida que ficou lá fora. Aqui pode ser metade do caminho com retorno completando 8 km. Mas tem quem não resista e continue pela trilha no morro das Aranhas. Na minha opinião não pode deixar de subir pois se aqui na praia já é maravilhoso, é o paraíso, lá em cima é o Jardim de Éden !
Nos períodos de lua cheia é possível assistir um grande espetáculo da natureza na Praia do Moçambique. Isto mesmo, grande espetáculo !!! Também pode ser feito o passeio à cavalo da "lua cheia". Duração de 2:30 hrs com aluguel de cavalos no Rancho JB perto da Villa. O passeio vem pela trilha da Nascente, vai pela praia até o canto das pedras onde é esperado a lua nascer, Depois a volta é pelas dunas até o Rancho novamente. Vale fazer este passeio.
Também pode ser feito o passeio à cavalo da "lua cheia". Duração de 2:30 hrs com aluguél de cavalos no Rancho JB perto da Villa. O passeio vem pela trilha da Nascente, vai pela praia até o canto das pedras onde é esperado a lua nascer, Depois a volta é pelas dunas até o Rancho novamente. Vale fazer este passeio.
Fora da alta temporada é deserta, frequentada apenas por alguns pescadores que mantém um rancho com as canoas para a pesca da tainha. Na Villa é temporada o ano todo.
Uma amostra do visual:
Também podemos avistar as baleias franca. São vistas no período de julho à outubro. Este ano vamos fazer plantão para filmar e postar aqui depois. Enquanto isto...
pegamos um sol, lemos um livro na beira da praia... Uma sugestão de amigos foi aceita e no verão, o café da manhã da virada do ano será na praia. Depois repetiremos todos os finais de semana se não chover é claro.
Alguns amigos moradores ou visitantes aparecem durante o ano. São gaivotas, massaricos, gaviões... para comer petiscos como as tatuiras e peixes deixados pelos pescadores.
Cenas como esta são normais mas faltaria espaço neste blog para postar todas. Cada dia é um dia, cada hora é uma hora, cada momento é um momento. Mas é preciso estar aqui para sentir as emoções que é possível para cada uma destas imagens incríveis.
Reservas para hospedagem podem ser feitas pelo :
Site da site da Villa da Nascente >
http://villadanascente.wix.com/villa-da-nascente
Veja a Villa, os preços de baixa temporada, feriados e alta temporada. As dicas, comentários ...
Site da Tripadvisor
https://www.tripadvisor.com.br
Site da Booking . com
http://www.booking.com
Site da Airbnb
https://www.airbnb.com.br
para desfrutar deste paraíso entre em contato pelos sites que foram relacionados acima e os anfitriões terão o maior prazer em recepcionar pessoas com vontade de descansar, caminhar, fazer trilhas, passear, tomar uma cerveja artesanal, comer frutos do mar, bater papo, conhecer a ilha...seja à pé, bike ou de carro !
Amigos de Londrina que vieram participar da Meia Maratona de Floripa 2016 e vieram até a Villa da Nascente conhecer um pouco de tudo isto.
Para acompanhar a cerveja, preparamos o melhor marisco à escabeche da ilha. Servido após a caminhada pela trilha da Nascente tem sido uma das atrações dos "sabores da Villa".
Marisco à escabeche com broa de centeio e aveia.
Para o almoço caso os hospedes solicitarem com reserva preparamos alguns pratos que se tornaram marcas da casa como o camarão no abacaxi, bobó de camarão, muqueca de peixe com pirão, costelinha de porco com molho BBQ, barreado, risoto de alho poró com filé ou posta de peixe.
Para fugir um pouco das "cumilanças" de frutos do mar, o Hamburguer artesanal preparado com carne especial cai como uma luva agradando principalmente os mais jovens que adoram um lanche.
E as gralhas... !!!! Tem quem pense que gralha é uma ave em extinção e que só tem no Paraná. Não ! As gralhas azuis são encontradas desde a região centro-oeste até o sul. No Paraná não tem mais florestas e isto faz quase não serem vistas por lá e se multiplicarem, mas aqui na Villa da Nascente elas vem comer duas a três vezes ao dia e em bando. Muito lindo.
A Trilha
A Trilha da Nascente é a mais completa da ilha. não é monótona como muitas outras que você caminha horas dentro da mata. Ela é especial e começa no final da Servidão Nascente do Rio Vermelho onde no número 350 está a Villa da Nascente no bairro São João do Rio Vermelho, norte da ilha. No inicio, depois do bambuzal vem a nascente;
Águas limpas, sem poluição. A Trilha da Nascente está dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, zona APP (área de preservação permanente) http://www.fatma.sc.gov.br/noticia/saiba-como-visitar-a-trilha-ecologica-do-rio-vermelho e isto garante a preservação. O parque é praticamente uma barreira natural para a população dificultando o acesso até o mar e assim fazendo com que tenha o aspecto selvagem, deserta, primitiva ou rústica.
logo no inicio passamos pelo bambuzal e chegamos à nascente. É aqui que nasce o rio Vermelho que vai ganhando corpo pelo parque até desaguar na Lagoa da Conceição.
Depois da nascente, tem um caminho com mata natural de restinga até iniciar a subida das dunas. Um dos pontos mais empolgantes pois surpreende quem faz a caminhada. Ponto de muitas "selfies".
O bosque de pinus também é lindo pois nos leva mesmo no verão à uma imagem de inverno característica de climas propícios ao plantio desta espécie. Aqui tem toda uma história pois de olho no dinheiro da madeira querem derrubar o bosque com a desculpa de recuperar a vegetação nativa. Aí fica a polêmica, há quem defenda seus interesses com o bosque e outros sem o bosque. Para nós o que interessa é que temos uma trilha maravilhosa com o bosque ! Para que gosta de cavalgada é um prato cheio fazer a trilha à cavalo. Os passeios duram em torno de uma à duas horas e meia dependendo do dia.
Ao chegar á praia do Moçambique inicia a caminhada pela areia até o canto das pedras no morro das Aranhas. Com paisagem totalmente diferente abre espaço a sonhos guardados de estar em uma ilha com uma praia deserta, sem casas, sem vendedores ambulantes, sem quiosques de comida... e o que é mais importante sem água poluída. Este é o quintal da Villa.
No canto das pedras é hora de parar um pouco e ficar conversando com o mar. Momento de conexão com a natureza, ficar off da vida que ficou lá fora. Aqui pode ser metade do caminho com retorno completando 8 km. Mas tem quem não resista e continue pela trilha no morro das Aranhas. Na minha opinião não pode deixar de subir pois se aqui na praia já é maravilhoso, é o paraíso, lá em cima é o Jardim de Éden !
Água limpa, sol, e a sensação de que a praia é sua. Não dá para resistir. Uma característica desta praia é que cada dia é um dia diferente, com a paisagem mudando com a maré, com o vento, com a temperatura, com o clima de cada estação. Para poder acompanhar isto tem que fazer a trilha sempre. Isto só faz bem fisicamente e principalmente para aqueles que precisam ter momentos de paz e tranquilidade.
Nos períodos de lua cheia é possível assistir um grande espetáculo da natureza na Praia do Moçambique. Isto mesmo, grande espetáculo !!! Também pode ser feito o passeio à cavalo da "lua cheia". Duração de 2:30 hrs com aluguel de cavalos no Rancho JB perto da Villa. O passeio vem pela trilha da Nascente, vai pela praia até o canto das pedras onde é esperado a lua nascer, Depois a volta é pelas dunas até o Rancho novamente. Vale fazer este passeio.
Também pode ser feito o passeio à cavalo da "lua cheia". Duração de 2:30 hrs com aluguél de cavalos no Rancho JB perto da Villa. O passeio vem pela trilha da Nascente, vai pela praia até o canto das pedras onde é esperado a lua nascer, Depois a volta é pelas dunas até o Rancho novamente. Vale fazer este passeio.
A vista é paralisante !!! É só para aqueles que sobem a trilha do morro das Aranhas. Com visão total da praia do Moçambique desde as pedras até a Barra da Lagoa lá no final. Aqui no canto é possível chegar de carro com tração nas quatro rodas pela areia e passar o dia. Normalmente no verão encontramos algumas camionetes espalhadas pela praia.
Fora da alta temporada é deserta, frequentada apenas por alguns pescadores que mantém um rancho com as canoas para a pesca da tainha. Na Villa é temporada o ano todo.
Uma amostra do visual:
Também podemos avistar as baleias franca. São vistas no período de julho à outubro. Este ano vamos fazer plantão para filmar e postar aqui depois. Enquanto isto...
pegamos um sol, lemos um livro na beira da praia... Uma sugestão de amigos foi aceita e no verão, o café da manhã da virada do ano será na praia. Depois repetiremos todos os finais de semana se não chover é claro.
Alguns amigos moradores ou visitantes aparecem durante o ano. São gaivotas, massaricos, gaviões... para comer petiscos como as tatuiras e peixes deixados pelos pescadores.
Cenas como esta são normais mas faltaria espaço neste blog para postar todas. Cada dia é um dia, cada hora é uma hora, cada momento é um momento. Mas é preciso estar aqui para sentir as emoções que é possível para cada uma destas imagens incríveis.
Reservas para hospedagem podem ser feitas pelo :
Site da site da Villa da Nascente >
http://villadanascente.wix.com/villa-da-nascente
Veja a Villa, os preços de baixa temporada, feriados e alta temporada. As dicas, comentários ...
Site da Tripadvisor
https://www.tripadvisor.com.br
Site da Booking . com
http://www.booking.com
Site da Airbnb
https://www.airbnb.com.br
para desfrutar deste paraíso entre em contato pelos sites que foram relacionados acima e os anfitriões terão o maior prazer em recepcionar pessoas com vontade de descansar, caminhar, fazer trilhas, passear, tomar uma cerveja artesanal, comer frutos do mar, bater papo, conhecer a ilha...seja à pé, bike ou de carro !
Amigos de Londrina que vieram participar da Meia Maratona de Floripa 2016 e vieram até a Villa da Nascente conhecer um pouco de tudo isto.
Venha ser feliz na Villa da Nascente
Villa da Nascente
Servidão Nascente do Rio Vermelho 350 norte da ilha - Florianópolis SC Brasil
e-mail > villadanascente@gmail.com
telefones para ligação de fora para o Brasil +55 48 3236-3875 e +55 48 8441-1753
Para ligação nacional 48 3226-2875 e 48 8441-1753