quinta-feira, dezembro 09, 2010

Lisboa, sempre pensei que estar em Salvador, Rio, Paranaguá ou seja lá onde for no Brasil colonial, estaria em Portugal. Grande besteira ! Nunca tinha imaginado ir para Portugal. Agora não vejo a hora de voltar.

Para quem quer ver além das fotos.

LISBOA
Bonde para o Castelo São Jorge.

A Pat  e eu pegamos o lendário eléctrico 28E na Praça Martim Moniz. Foi uma volta ao passado até chegar ao Miradouro de Santa Luzia. Daí subimos pela Travessa do Funil, que começa no Largo de Santa Luzia virando à esquerda na Rua do Chão da Feira até a entrada do castelo.
Rua do Limoeiro, ponto de descida para o Castelo de São Jorge,  bonde 12 ou 28

Vista do Cstelo de São Jorge para o Rio Tejo com a ponte 25 de Abril que liga Lisboa a Almada, é onde se tem as melhores vistas para o Tejo e o bairro Alfama. Depois da visita, vale caminhar entre as oliveiras e pinheiros

Fonte no Castelo de São Jorge, Lisboa. Construído no século 5, o castelo era uma fortaleza visigótica, onde acredita-se que tenha nascido a capital portuguesa. Hoje é o cartão-postal do centro da cidade,

Monumento Marques de Pombal, ao fundo da foto abaixo está entre a Avenida da Liberdade e o Parque Eduardo VII. É o caminho para ir do centro da cidade para quem vai para a "Baixa" ou cento histórico de Lisboa na localidade da praça do Comércio. No Parque fui correr às 6:00 hrs da manhã com o meu amigo Felipe. No inicio uma subida de uns 800metros depois uma descida que acabei de lingua de fora. Paramos para alongar, pois na descida comecei a sentir dores no tendão sobre o joelho. Brincadeira, minha perna não esticava. Resultado:  faço alongamento até hoje.

Ida ao Shopping Corte Inglés, aquele que o Felipe chamou de "das Amoreiras" e fizemos um tour pela cidade !!! Saimos para fazer uma caminhada em um parque a duas quadras do hotel e passamos em frente do Shopping Corte Inglés e ele chamou de Amoreiras. A noite esolvemos ir jantar no shopping e me dispuz a levar a turma toda. Nesta foto já estavamos fora da rota pois perguntamos na recepção do hotel como chegaríamos ao shopping. Lá no fundo vemos o monumento ao Marques de Pombal e esta avenida continua depois do monumento mais uns 3 km. Andamos e andamos por Lisboa toda até chegar no Shopping das Amoreiras. Foi bom. Conhecemos Lisboa a pé. No dia seguinte passamos por vários lugares no CityTour que conhecemos caminhando até o shopping. Resultado; perdi a credibilidade !

Sightline, um forma de despentear o cabelo, sem falar das árvores das avenidas de Lisboa.

Pat , Avenida da Liberdade com destino a Torre de Belem.
Um pouco antes de perdermos o Celéstino na parada na Praça do Comércio.

Pastéis de Belém, sem igual, ponto obrigatório.

Pose para foto sem tampar a Torre de Belém.

Sentar na rua Augusta e tomar vinho do  Porto de caneco foi uma ofença aos lisboetas (quem nasce em Lisboa).

Uma imagem embriagante ! Casa Macário Rua Augusta, nº 272. Impossível não comprar um bom vinho do Porto (a partir de 8,00 euros) Ruby ou Tawny. Mais impossível ainda é não tomá-lo na primeira  esquina !

Restaurante na Praça do Comércio, Martinho da Arcada. É um local onde já se realizaram peças de teatro e onde professores “já deram aulas aos alunos”. António Sousa , o proprietário que fala muito e agarra o braço para você não fugir da conversa, pegou o café há cerca de 25 anos e desde então tem gerido a casa e mantido viva a memória de Fernando Pessoa.

Um parma especial.

O bacalhau que faz qualquer um voltar no dia seguinte. O Martinho da Arcada fica na praça do Comércio , nos arcos do canto direito da foto abaixo.

Arco  da Rua Augusta, Lisboa - PT
Arco do Triunfo ou Arco da Rua Augusta tem no alto as esculturas de Calmels e representam a Glória, coroando o Gênio e o Valor

Pois Pois, andando por aí ...
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".(Fernando Pessoa)